segunda-feira, 7 de março de 2011

Homenagem do nosso Blog ao Dia Da Mulher

[dia-internacional-da-mulher01.jpg]
As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.

Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.

Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher. 

Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos. 
Estás enfermo? O toque da mulher é curativo. 
Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher. 
Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.

Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.

Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.

Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano. 

Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.

Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher!



São os votos da direção e de todos os colaboradores do Blog De Olho na cidade Morena a todas as mulhes de Campo Grande - Ms

8 de Março - Dia Internacional das Mulher

História do Dia Internacional da Mulher

História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade
dia internacional da mulher
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 


1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.


1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.


1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.


1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.


1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.


1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas


1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres


1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.


1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças


1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina


1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Que tal um pouco mais de lembraças

Resgatando um pouco mais da História da nossa querida Campo Grande











A reconstrução

A proposta inicial da Comissão dos Clubes de Serviço do Rotary Clube, que encampou a idéia de reconstrução do relógio, era, segundo Helio Mandetta, de que a nova versâo fosse construída no mesmo local de origem, a rua 14 de julho. Mas estudos da Comissão Municipal de Urbanismo da Prefeitura constataram que isso implicaria em transtornos e gastos maiores porque no local exato do primeiro relógio encontram-se hoje duas caixas subterrâneas, uma responsável pela alimentação das linhas telefônicas e outra  pela rede de energia elétrica de toda a rua 14 de Julho. Se o relógio fosse reconstruído no local original a obra, que hoje saiu por R$ 65 mil, sairia por R$ 155 mil, e deixaria os comerciantes das imediações da 14 alguns dias sem água e telefone.
Diante dessas circunstâncias a Comissão Municipal apresentou como alternativa ideal o cruzamento da Calógeras com a Afonso Pena. "O novo local pode não ter a mesma pompa do antigo mas é bem localizado. Ele é cercado por pontos históricos da cidade como a Morada dos Baís, a Casa da Memória, os trilhos, a Casa do Artesão, o antigo prédio da sede do Governo do estado de Maracaju, a ex-prefeitura da cidade, além do camelódromo", comenta o Presidente da Comissão dos Clubes de Serviço, Renato Rezende. A réplica do relógio demorou cinco meses para ficar pronta e foi patrocinada por um pool de empresas e instituições sociais de Campo Grande.

O ANTIGO RELÓGIO

Inaugurado no dia 23 de agosto de 1933 às 9h, o relógio da 14 foi um presente a Campo Grande em comemoração ao seu aniversário de 34 anos. Construído em alvenaria e com 5 metros de altura, o relógio tinha mecanismo de tecnologia alemã e funcionava a cordas. Segundo antigos moradores da região, o som de suas badaladas podia ser ouvido a quilômetros em toda a vizinhança. Na época, o voluntário responsável por dar corda no relógio era o senhor Avelino dos Reis, um dos relojoeiros da cidade.
Assim como o obelisco, o relógio da 14 foi construído durante a administração do prefeito Ytrio Correia da Costa, por sugestão do comandante da Circunscrição Militar, Coronel Newton Cavalcante. Bastou ser inaugurado para o relógio  transformar-se em um marco para a cidade. Popular entre os campo-grandenses, era a seu pé que os namorados e estudantes marcavam seus encontros. Políticos como Getúlio Vargas, o conterrâneo Jânio Quadros e Juscelino Kubistchek tiveram-no como referência ao realizarem seus comícios na cidade. O monumento era também pano de fundo para as vigílias religiosas e para os desfiles militares e escolares.
O primeiro relógio público de Campo Grande situava-se entre duas das principais vias da cidade: no cruzamento das ruas 14 de julho com Afonso Pena. Permaneceu 37 anos no mesmo local e logo foi apelidado pela população "Relógio da 14". A escolha do local não foi uma tarefa difícil para seus idealizadores. A 14 de julho era considerada, na época, a rua mais movimentada de Campo Grande. Nem parecia que poucos anos antes era chamada de "beco" por abrigar apenas um trilheiro deserto, curto e sem saída. 

A Rua Quatorze

Batizada pelo vereador Miguel Garcia Martins no início do século 20, a 14 de julho recebeu esse nome em homenagem à queda da Bastilha. Mas a rua, que mais tarde seria considerada a principal artéria comercial de Campo Grande não permaneceu sempre com essa denominação. Mudou de nome por três vezes, tendo sido chamada também de Aníbal de Toledo e João Pessoa. 

Em 1914, com a inauguração da Estação Ferroviária Noroeste e a chegada do progresso à cidade, as ruas do centro ganharam mais movimento e importância. A capital era uma pequena vila de imigrantes e não havia muitas distrações. Uma das poucas diversões era esperar a chegada do trem, na 14 de julho. E isso continuou sendo uma opção de lazer mesmo quando a rua, com movimento crescente, passou a ser um disputado ponto de encontros e de comercio.
 

O comércio da 14 na época era formado basicamente por árabes e libaneses e abastecia quase todo o sul do estado. De acordo com relatos históricos, apesar das dificuldades e da demora na entrega das mercadorias, feita apenas por trem ou comitivas, o mercado na velha 14 sempre ofereceu bons resultados. Segundo Jamil Naglis, filho de Félix Naglis, comerciante em Campo Grande desde 1920, os pontos comerciais da rua 14 de julho, principalmente até os anos 50, eram também usados como residência por seus proprietários.

Cantora Sertaneja destaque em Campo Grande


Jéssica Queiróz

Data de nascimento 26/06/1991
Estatura: 157 cm (centimetro)
Tipo físico: Média
Olhos: Castanhos
Cabelos: Castanhos
Estado civil: Solteiro(a)
Orientação: Heterossexual
Fumante: Não fumante (a fumaça me desagrada)
Álcool: Bebo ocasionalmente
Crianças: Não, mas gostaria de ter
Animais: Sim
Você está aqui para: Compartilhar minhas paixões
É o que mais gosto: Cantar.!
O que eu odeio: Pessoas mesquinhas.!
Lazeres: Sair com amigos e Família.!
Frase: Uma relação sem igual. Canto desde criança, eis minha grande paixão.!


O chopp de todo dia

Os registros mais antigos de chopp datam de oito mil anos atrás, na região da mesopotânea. Assírios, Gregos, Babilônios, Romanos, Egípcios e Chineses foram grandes fabricantes de chopp. A primeira fábrica de chopp da qual se tem notícia foi encontrada no Egito em 5.400 A.C. Os egípcios utilizavam o chopp como moeda para pagar seus trabalhadores, já as egípicias acreditavam no poder de rejuvenescimento do chopp e utilizavam como produto de beleza.
No Brasil

Finalmente no Brasil o chopp apotou em 1808, trazido da Europa pela família portuguesa. A primeira notícia de sua fabricação no Brasil foi publicada em 1836 pelo carioca Jornal do Comércio. Os chopps brasileiros eram chamados de chopp barbante, devido a grande quantidade de gás carbônico em seu interior. As garrafas eram amarradas com barbantes que impedia que a rolha saltasse da garrafa. Refrescante e de baixo teor alcoílico, o chopp logo se tornou uma lenda.

Uma praça Abençoada


Vinte e um de outubro (21/10) de 1991. O conclamado homem, carismático e querido pelo mundo, visita Campo Grande/MS. Foram duas missas: uma campal e outra na Igreja de Santo Antônio, centro da Capital. A primeira, foi marcante. Milhares de pessoas aglomeradas em um terreno vazio, descampado, assistindo a uma das pessoas, quase entidade, mais adorada e venerada do mundo.

Já se foram 20 anos da visita e João Paulo II deixou saudades e lembranças de tal dia, que ainda resistem. No terreno descampado, hoje há a Praça do Papa, também chamado por Memorial do Papa, onde além de uma escultura de João Paulo II, podemos ver também uma galeria com imagens de todos os papas da história. Uma história que é relembrada desde 27 de maio de 2007, data da inauguração oficial da praça.


Localizada entre as avenidas Américo Marques e Crisântemos, próximo ao Cemitério Municipal do Santo Amaro e ao lado do conhecido condomínio residencial Flamingos, a praça está construída em uma área de 12 hectares, parte do que foi usado na celebração da missa.Graças ao tamanho, o espaço de lazer aos moradores da região é grande.



A escultura de João Paulo II foi feita por Arnor Mendes, e mede quatro metros de altura. Atrás dela, estão as imagens dos Papas. A frente da imagem, está a praça, como se João de Deus, com um braço levantado e outro segurando uma pomba, estivesse contemplando e abençoando os fiéis que ali vieram acolhe-lo. No chão, a decoração do piso forma um cálice e uma hóstia.






Educação ambiental

Questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano, porém apenas falar e expor situações que colocam em risco a vida no planeta não adianta, falta ação. Educar, conscientizar e mudar atitudes da população como um todo. Mas como e em que lugar essa educação voltada para o meio ambiente tem que ser abordada? Mobilizações como “faça xixi no banho” ou “leve sua sacola ao supermercado ao invés de utilizar a de plástico”, ajudam, mas não é tudo. Cuidar do meio ambiente tem que ser algo intrínseco no modo de vida das pessoas e para obter êxito, nada mais coeso do que começar a abordar esse assunto dentro das escolas.


Algumas escolas de Campo Grande já trabalham esse tema com os alunos por meio de trabalhos densenvolvidos nas disciplinas e por projetos extra-sala. Segundo a Rede Municipal de Ensino (REMI), composta por 93 escolas, não há um projeto único que trate sobre o meio ambiente estabelecido para todas elas, pois como o tema não envolve somente ecologia, mas também relações humanas, os professores são orientados a trabalharem com a temática de acordo com a necessidade de cada escola.
Um exemplo dessa inserção é a Escola Municipal José Antônio Paniago que atende alunos da educação infantil até o ensino fundamental. De acordo com a diretora, Maria Lúcia de Fátima de Oliveira a escola desenvolve projetos ambientais desde 2005, recebeu o 8º prêmio de ecologia e ambientalismo em 2009 pela câmara municipal e participou da Conferência Nacional infanto juvenil para o meio ambiente em Brasília.


Desfiles da Escolas de Samba de Campo Grande


O desfile das escolas de samba de Campo Grande, que seria no fim de semana na avenida Alfredo Scaff, próximo à Praça do Papa, foi transferido para hoje e amanhã, terça-feira, por causa do tempo chuvoso.
A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira, em uma reunião entre membros da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas) e da Fundac (Função Municipal de Cultura). Segundo a Prefeitura divulgou, a decisão foi tomada tendo em vista a previsão de continuar chovendo.
O diretor-presidente da Fundac, Roberto Figueiredo, informou que não foram alterados os horários dos desfiles, que ocorrerão a partir das 19h nem a ordem em que as agremiações irão desfilar, já definida anteriormente.
“Houve consenso nesta decisão porque todos os envolvidos reconhecem o quanto o mau tempo pode ser prejudicial aos desfiles e, principalmente, dificultar o deslocamento das pessoas que querem prestigiar o evento”, argumentou Figueiredo, após sair da reunião em que foi tomada a medida.
A apuração, que aconteceria na terça-feira, ainda não tem nada definida. Segundo a Fundac, vai ocorrer ainda durante a semana, já que a premiação está prevista para dia 11, sexta-feira.
Confira a programação dos desfiles:
Segunda-feira (07.03): Escola Mirim Os Herdeiros do Samba – “Da Mitologia à Sabedoria, Herança de Todo o dia” (Grupo de Acesso). Unidos do Aero Rancho – “Rastros de um Boêmio” (Grupo de Acesso). União do Buriti – “BURITI – Terra das Quatro Estações” (Grupo de Acesso). Unidos do Cruzeiro – “Panteão dos Orixás – Os Deuses Africanos e suas forças” (Grupo Especial). Igrejinha – “Monções: homens e remos em busca do ouro e esplendor. O Brasil cresceu por aqui” (Grupo Especial).
Terça-feira (08.03): Unidos do São Francisco – “Mulheres” (Grupo de Acesso). Cinderela Tradição do José Abrão – “Meu sapato já furo, meu dinheiro já cabô e eu ainda vô samba… Como é que pode” (Grupo Especial). Os Catedráticos do Samba – “Corumbá Passado, Presente e Futuro. No Palco da folia traz a sua história” (Grupo Especial). Unidos da Vila Carvalho – “ O Amor está no ar” (Grupo Especial).
Fonte: FalaMs

Estádio Universitário Pedro Pedrossian

O estádio Pedro Pedrossian, ou Morenão, como é chamado, é um estádio de futebol localizado na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O estádio está situado na zona sul da cidade de Campo Grande, dentro do campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul(UFMS). É o maior estádio de futebol de Mato Grosso do Sul. O estádio tem esse nome em homenagem ao então governador de Mato Grosso,Pedro Pedrossian, na época da fundação da UFMS (UEMT-1971). Foi inaugurado em 7 de março de 1971. O primeiro jogo do estádio foi entre Flamengo e Corinthians, ganhado pelo Flamengo por 3-1. O primeiro gol foi marcado por Buião, do Flamengo.


C: Bem que era pra ser todo reformado para a Copa de 2014 mas como nossos governantes nao tiveram capacidade de fazer de nossa cidade uma cidade da Copa, agora vamos ficar por mais um tempo vendo nosso grande Estádio Morenão assim sempre feinho né.



Serviço de utilidade

Senac / MS abre matrículas para cursos gratuitos para Campo Grande e mais 3 cidades

Como o propósito de promover inclusão social, o SENAC/MS, integrante do Sistema Fecomércio MS, abriu nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, inscrições para as turmas de 2011 do PSG(Programa SENAC de Gratuidade) nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Dourados e Três Lagoas. O programa proporciona cursos de educação profissional a custo zero para a população de baixa renda, para a qual se abrem novas perspectivas. Desta vez são 270 vagas em seis cursos das áreas de Informática, Comércio e Gestão.

As matrículas devem ser feitas até o dia 20 de março pelo site www.ms.senac.br.   A condição básica é que o candidato tenha renda familiar per capita mensal de no máximo dois salários mínimos e que esteja matriculado 

ou seja egresso da educação básica.


Um mesmo candidato pode se inscrever para até dois cursos, desde que na mesma cidade, mas após a seleção só poderá frequentar um. Significa que se ele for ranqueado para o curso de primeira opção a segunda opção será cancelada.


Mais informações sobre o PSG podem ser obtidas pelos telefones: : (67) 3312-6260 em Campo Grande; (67) 3411-2400, em Dourados; (67) 3241-3920 em Aquidauana e (67) 3509-5100 em Três Lagoas.

Eventos na Cidade

exbwu.jpg

Mais uma vez a falta de tolerância prevaleceu

Bombeiros encontram capivara atropelada próximo
ao Lago do Amor


De acordo com a Polícia Ambiental, atropelamentos de animais silvestres têm sido freqüentes no perímetro urbano de Campo Grande. O motivo são as diversas reservas florestais dentro da cidade localizadas em sua maioria perto de avenidas largas por onde os motoristas trafegam em alta velocidade.

Os locais com maiores populações de capivaras em Campo Grande são a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) perto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e também nas imediações do Parque dos Poderes.

A recomendação da PMA é para que os condutores, ao avistarem animais atravessando a pista, reduzam a velocidade e evitem atingir os bichos ou, se isso não for possível, verificar ao menos se o animal está vivo, entrando em contato com a PMA pelo telefone 3314-4920 para que uma equipe faça o socorro.

C: Mais uma vez estamos lendo uma notícia dessa, animais estão morrendo todos os dias e tem gente que reclama, fala que as reservas estao dentro da cidade. Mas será que quando estamos a transitar perto dessas reservas, nao seria um pouco mais educado a gente mesmo tirar o pé do acelerador do carro ou diminuir a velocidade da moto. Isso faz com que aproveitamos a oportunidade de ver esses animais vivendo com mais segurança. Passo por ali quase sempre, não vejo problema em passar devagar, mesmo que eu esteja na correria do dia a dia, chega ate servir como um calmante passar e ver os animais. Fica a dica "nossos filhos irá colher no futuro o que a gente planta hoje".

Você vai sentir no Bolso

A conta de luz do brasileiro deverá ficar mais salgada 
nos próximos anos. 

Até 2015, a expectativa é que o aumento real (sem inflação) das tarifas fique entre 8% (residencial) e 19% (industrial), caso não haja nenhuma política setorial para reverter a situação. Além da inflação, as projeções não consideram possíveis aumentos decorrentes da operação das termoelétricas para preservar os reservatórios de água, como ocorreu no ano passado.
Os dados constam de estudo feito pela consultoria Andrade&Canellas a pedido das associações Abrace (grandes consumidores), Abal (alumínio), Abividro (vidro), IABr (aço) e Abrafe (ferro liga). Os cálculos estão baseados numa série de fatores e premissas. A principal delas refere-se ao custo da parcela de energia dentro da tarifa (que inclui ainda impostos, encargos e transmissão), afirma o consultor da Abrace, Fernando Umbria.
Na opinião dele e dos representantes das associações, a grande esperança para reduzir o custo das tarifas está no fim dos contratos de energia velha (de usinas antigas, já amortizadas), a partir de 2013. Serão 19,4 mil MW de capacidade que terão de ser recontratados, destaca o gerente de estudos da Andrade&Canellas, Ricardo Savoia, um dos autores do trabalho. Mas, de acordo com o estudo, cerca de 30% ou 35% desses volumes não voltarão ao mercado cativo (atendidos pelas distribuidoras). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


C: Fazer ações para diminuir os impostos e aumentar a renda do brasileiro esses camaradas não penso em nada, mas quando e pra tirar do bolso do pobre do brasileiro ai vira festa. Mas também tudo o que o governo faz e manda o brasileiro entendi e faz, não faz nada para barrar certas atitudes. Fica ai a dica para vocês "manda quem pode, obedece quem tem juizo" no nosso caso nos que mandamos, com poder do Voto.

Chuva em Campo Grande - MS 06-03-2011

Morador do Bairro Buriti mostra em video a situação que fica a
beira do corrego quando chove um pouquinho alem do normal



O complicado e tentar achar a danada da ponte que liga os bairros Buriti e Bonança
Ajude-nos a fazer um blog melhor, se você tem algo a reclamar do seu bairro ou viu algo de errado na cidade e quer mostrar mande para nosso email: deolhonacidademorena@gmail.com