segunda-feira, 7 de março de 2011

Educação ambiental

Questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano, porém apenas falar e expor situações que colocam em risco a vida no planeta não adianta, falta ação. Educar, conscientizar e mudar atitudes da população como um todo. Mas como e em que lugar essa educação voltada para o meio ambiente tem que ser abordada? Mobilizações como “faça xixi no banho” ou “leve sua sacola ao supermercado ao invés de utilizar a de plástico”, ajudam, mas não é tudo. Cuidar do meio ambiente tem que ser algo intrínseco no modo de vida das pessoas e para obter êxito, nada mais coeso do que começar a abordar esse assunto dentro das escolas.


Algumas escolas de Campo Grande já trabalham esse tema com os alunos por meio de trabalhos densenvolvidos nas disciplinas e por projetos extra-sala. Segundo a Rede Municipal de Ensino (REMI), composta por 93 escolas, não há um projeto único que trate sobre o meio ambiente estabelecido para todas elas, pois como o tema não envolve somente ecologia, mas também relações humanas, os professores são orientados a trabalharem com a temática de acordo com a necessidade de cada escola.
Um exemplo dessa inserção é a Escola Municipal José Antônio Paniago que atende alunos da educação infantil até o ensino fundamental. De acordo com a diretora, Maria Lúcia de Fátima de Oliveira a escola desenvolve projetos ambientais desde 2005, recebeu o 8º prêmio de ecologia e ambientalismo em 2009 pela câmara municipal e participou da Conferência Nacional infanto juvenil para o meio ambiente em Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a fazer um blog melhor, se você tem algo a reclamar do seu bairro ou viu algo de errado na cidade e quer mostrar mande para nosso email: deolhonacidademorena@gmail.com