segunda-feira, 7 de março de 2011

A Rua Quatorze

Batizada pelo vereador Miguel Garcia Martins no início do século 20, a 14 de julho recebeu esse nome em homenagem à queda da Bastilha. Mas a rua, que mais tarde seria considerada a principal artéria comercial de Campo Grande não permaneceu sempre com essa denominação. Mudou de nome por três vezes, tendo sido chamada também de Aníbal de Toledo e João Pessoa. 

Em 1914, com a inauguração da Estação Ferroviária Noroeste e a chegada do progresso à cidade, as ruas do centro ganharam mais movimento e importância. A capital era uma pequena vila de imigrantes e não havia muitas distrações. Uma das poucas diversões era esperar a chegada do trem, na 14 de julho. E isso continuou sendo uma opção de lazer mesmo quando a rua, com movimento crescente, passou a ser um disputado ponto de encontros e de comercio.
 

O comércio da 14 na época era formado basicamente por árabes e libaneses e abastecia quase todo o sul do estado. De acordo com relatos históricos, apesar das dificuldades e da demora na entrega das mercadorias, feita apenas por trem ou comitivas, o mercado na velha 14 sempre ofereceu bons resultados. Segundo Jamil Naglis, filho de Félix Naglis, comerciante em Campo Grande desde 1920, os pontos comerciais da rua 14 de julho, principalmente até os anos 50, eram também usados como residência por seus proprietários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a fazer um blog melhor, se você tem algo a reclamar do seu bairro ou viu algo de errado na cidade e quer mostrar mande para nosso email: deolhonacidademorena@gmail.com