sexta-feira, 11 de março de 2011

COMERÁRIO – Comercial x Operário


Comerário é o maior clássico do futebol da capital sul-mato-grossense, é o jogo entre Esporte Clube Comercial x Operário Futebol Clube. Na história do clássico, até o dia 05 de junho de 2008, foram 181 jogos disputados, com 68 vitórias do Operário, 47 vitórias do Comercial 66 empates. Considerados clubes de médio porte, na década de 70 e 80, os times viviam em boa fase.
O Estádio Morenão não ficava vazio, no entanto hoje, infelizmente, um público de 3 mil pessoas já é motivo de comemoração. O maior público já registrado em um Comerário foi em 11 de agosto de 1974, jogo válido pela Taça Campo Grande, foram assistir o maior clássico de Mato Grosso do Sul 23.267 pagantes.

Para quem não acredita na grandeza destes times, o principal título do Operário-MS foi quando ele conquistou a President Cup, em 1982. O título internacional na Coréia do Sul, final contra o time alemão Bayern de Munique. Já o Comercial foi 3º lugar na única edição da Copa Centro Oeste em 1999.

Atualmente o Operário encontra-se em 39º lugar no ranking da CBF com 532 pontos, na frente de clubes como Avaí, São Caetano, Santo André, Atlético Goianiense, Grêmio Prudente, mas a realidade do clube é diferente, a fase o clube não é nada boa, em 2009 foi rebaixado do Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul, o pior resultado da história do clube.

O Comercial-MS é o segundo melhor sul-mato-grossense no ranking da CBF e localiza-se em 92º lugar com 115 pontos, a realidade do clube não é muito diferente, atualmente está na primeira divisão e com chances de conquistar o título estadual, mas em 2005 o time do Comercial pediu licença do Sul-Mato-Grossense e ficou fora do futebol profissional por dois anos. Em 2007 volta para a segunda divisão (série B).

Tanto o Operário Futebol Clube quanto o Esporte Clube Comercial são um dos únicos clubes campeões por dois Estados diferentes: Mato Grosso (antes da divisão) e Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a fazer um blog melhor, se você tem algo a reclamar do seu bairro ou viu algo de errado na cidade e quer mostrar mande para nosso email: deolhonacidademorena@gmail.com